Contador de visitas
Powered by Zaza

17 de mar. de 2010

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

De acordo com o Professor José Manuel Moran (2008) em entevista ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, numa sociedade mais complexa, com mais informações disponíveis, o professor precisa ser muito criativo nas suas propostas, atividades, mediação. A melhor estratégia é a da auto motivação. Professor motivado motiva os alunos. Professor que mostra entusiasmo pelo que fala, pelo conhecimento, contagia os alunos. Professor desanimado, desamina. Professor muito rico de vivências, leituras, práticas, recursos encontra estratégias diferentes de orientar alunos e turmas diferentes.

QUE ESTRATÉGIAS DEVEM SER TRABALHADAS PELO PROFESSOR PARA CENTRAR SUA AÇÃO EDUCATIVA NUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? QUAL O PAPEL DAS TECNOLOGIAS E DAS MÍDIAS?

PARTICIPEM! DEIXE SUA CONTRIBUIÇÃO NOS COMENTÁRIOS.

4 comentários:

  1. Olá...

    Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog.A cada dia que passa a tecnologia se faz presente, e de certa forma o blog acaba sendo uma ponte entre o que se produz na escola para a sociedade.
    Gostei do seu comentário sobre a aprendizagem significativa, é uma pena que hoje as salas de aulas estejam "saturadas" pela falta de motivação.O que cabe a nós educadores é reverter essa situação, se utilizando da grande maioria dos recursos disponíveis.Lembrando que os recursos seriam apenas um alicerce para o docente, já que, o conhecimento do professor se faz necessário dentro de uma sala de aula.

    Bjos

    Professora:Josemari Volinger

    ResponderExcluir
  2. Se a pergunta veio em forma de enquete. respondo: 'Dinâmicas de Grupo'. É o ponto forte da motivação, tanto para professores quanto para os alunos.
    Porque vamos combinar: Ninguém merece professor borocoxô na sala de aula né? Do mesmo modo que, nenhum professor merece aluno sem vontade de estudar...
    Mas em SCS, a Educação vem caminhando a passos largos... e, já podemos dizer, que somos referência no Estado.
    Parabéns meninas... a iniciativa é nota 10!

    ResponderExcluir
  3. boa tarde,parabens pela materia,concerteza professor motivado motiva o aluno,faz com quem o aluno produza mais em sala de aula e com que o professor procure trazer mais conteudos para os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Gostei do blog e do uso dos recursos tecnológicos para divulgar o que acontece na escola, o que sem dúvida mostra o empenho dos profissionais envolvidos. Acho que é bem interessante pros pais também poder ver em casa o que seus filhos estão fazendo, bem como o interesse dos(as) professores(as) pelos seus filhos.
    Muito bom! Ótima iniciativa!

    ResponderExcluir