Contador de visitas
Powered by Zaza

1 de abr. de 2010

TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA ESCOLA - COMENTEM ESTA QUESTÃO!!!

O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.
A experiência da tecnologia digital muda a forma como nos relacionamos, como o conhecimento e, portanto, a forma de aprender.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, doutora em Educação e coordenadora do programa de Gestão Escolar e Tecnologias, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, afirma que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. “É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo".
As mídias e tecnologias existentes na escola, podem contribuir com a aprendizagem? Os docentes e os gestores estão preparados para enfrentar esta nova situação?

14 comentários:

  1. Com certeza contribuem com a aprendizagem e oportunidades estão sendo oferecidas para que professores, gestores e funcionários se prepararem. Basta saber aproveitar.

    ResponderExcluir
  2. As tecnologias enriquecem o trabalho em sala de aula. O governo vem oferecendo inúmeras capacitações voltadas para esta área.

    ResponderExcluir
  3. As aulas ficam mais atrativas, mais legais. Gosto muito quando os professores utilizam o Laboratório de Informática, multimídia, Internet...

    ResponderExcluir
  4. As mídias certamente enriquem as aulas, tornando-as mais atrativas e oportunizando aprendizagens significativas.
    todos os professores devem se aperfeiçoar no conhecimento de novas tecnologias para melhorarem suas aulas e também adquirirem novos conhecimentos.hoje não podemos admitir que educadores não se aperfeiçoem uma vez que, são oferecidas muitas oportunidades

    ResponderExcluir
  5. concerteza a midia enriquece muito a aula do professor,fazendo com que o aluno se interesse mais pelo conteudo e tambem auxiliando o professor na forma de expor a sua materia.

    ResponderExcluir
  6. A aprendizagem se torna significativa e prazerosa, com a utilização das TICs, desde de que o professor planeje e reflita sobre o tema abordado.A utilização deve estar pautada na P.P. da escola.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o uso de diferentes materiais didáticos contribui no processo de ensino aprendizagem. O uso de tecnologias possibilita uma melhor visualização do conhecimento a ser tratado, trazendo ao estudante um novo olhar sobre o conteúdo. Porém devemos ter atenção na formação dos trabalhadores em educação para usar essas tecnologias com o máximo de eficácia. Outra preocupação anterior a essa é a disponibilização destes equipamentos à escola através dos governos em todas as esferas.

    ResponderExcluir
  8. Numa sociedade em que os avanços são constantes e o uso da informática é cimum em casa, no trabalho e lazer, a comunidade escolar que prapara os cidadãos para essa sociedade, não pode ficar a margem desses avanços e deve utilizar dessa tecnologia na educação.
    Mirian Ronsani - Assessora de Direção da EEB Prof Argeu Furtado

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O uso das tecnologias no ambiente escolar só tem a somar com os esforços empreendidos por todos os que desde os primórdios da civilização visam passar um modo cada vez melhor de ser e viver.
    Sabemos que em nossos dias o aprendizado se dá numa soma de fatores onde o aluno traz de casa, da sociedade, dos grupos em que participa e ali na sala tudo deve se interar, como na compreensão de Vygotski. Deve aí haver uma interação do que se é, se tem com o que se pretende tornar. Hoje os alunos vem interados de tudo o que ocorre, no Brasil e no mundo, através da nova forma de cultura - a cibernética, onde trazem o mundo para dentro de casa e dali geram e interagem com os conhecimentos cada vez mais acessíveis. Assim a geração "pontocom" temtudo em mãos e as propostas para dali ousarem (filosoficamente falando). Fica a problemática de que o que realmente é útil ao seu modo de ser no mundo atual. Percebe-se então a necessidade de um aprendizado para o "reciclar", do "filtrar".

    ResponderExcluir
  11. O uso de tecnologia em sala de aula é de grande valia , para esse novo estilo de ensino aprendizagem.
    É preciso investir na formação de profissionais dispostos a enfrentar essa nova tecnologia.
    E que venha a inclusão digital...

    ResponderExcluir
  12. Prof. disse:
    A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula é cada vez mais uma exigência e uma necessidade dos nossos alunos. Como afirma DAMBRÓSIO, 2003.(...)É preciso substituir os processos de ensino que levam a um receber passivo do conteúdo e processos que não estimulem os alunos à participação (...)

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia, os recursos tecnológicos em sala de aula já devem fazer parte do dia-a-dia dos alunos. Com eles, professores e alunos são estimulados, as aulas são mais atrativas além de construir conhecimento mais significativo.

    ResponderExcluir
  14. O uso das tecnologias no espaço escola, sem duvida enriquecem o desenvolver das aulas, tornando-as mais atrativas. Sendo assim, os profissionais devem buscar a cada dia mais aperfeiçoamento para utilizar-se desses recursos como ferramentas de aprendizagem.

    ResponderExcluir